Truques e Dicas

Olhe nos olhos

1 - Olhe o sujeito nos olhos

O contacto ocular directo numa fotografia poderá ser tão poderoso como ao vivo. Quando estiver a fotografar alguém, coloque a máquina ao nível dos olhos da pessoa e capture aqueles olhares magnéticos e sorrisos fantásticos! Quando os sujeitos são crianças, isso significa baixar-se para estar à sua altura. E o seu sujeito nem sempre necessita de estar a olhar para a máquina. Por si só, o ângulo a que está a fotografar vai criar uma sensação convidativa que "puxa" o observador para dentro da fotografia.
Fundo plano

2 - Use um fundo plano

Um fundo mais uniforme realça mais o sujeito que está a fotografar. Quando estiver a olhar pelo visor da sua máquina, demore uns instantes a observar a area que circunda o seu sujeito. Certifique-se de que não há nada no fundo que pareça "emergir" da cabeça ou das orelhas da pessoa que está a fotografar.

3 - Utilize flash no exterior também

Ligue o seu flash em dias de sol. O sol poderá criar sombras faciais indesejadas que favorecem pouco o sujeito. Utilize o seu flash para eliminar as sombras, iluminando a cara. Experimente também sem flash, pois a luz suave de um dia nublado, normalmente produz bons resultados.
Chegue-se mais perto

4 - Chegue-se mais perto

Faça zoom para conseguir um grande plano. O seu objectivo é fazer com que o seu sujeito ocupe a maior parte da area de imagem. Um close-up (grande plano) revela aquelas características especiais e individuais que tanto gostamos. Mas, não se chegue demasiado perto ou as suas fotografias poderão ficar desfocadas. Verifique a distância mínima de focagem no seu manual de instruções.
Não coloque o sujeito ao centro

5 - Não coloque o sujeito ao centro

O centro da fotografia nem sempre é a posição ideal para o seu sujeito. Dê vida à sua fotografia, simplesmente afastando-o da zona central. Imagine que tem duas linhas horizontais e duas verticais a dividir a sua imagem em 9 partes iguais e tente colocar o sujeito na intersecção de uma dessas linhas. Algumas máquinas têm esta grelha incorporada no visor.

6 - Tranque o foco

Quando o seu sujeito não está ao centro, é conveniente trancar o foco para assegurar uma imagem nítida. Muitas máquinas compactas focam o que está no centro da imagem. Mas, para melhorar as suas fotografias, irá frequentemente querer colocar o sujeito descentrado. Para evitar imagens desfocadas, primeiro terá de trancar o foco no sujeito ao meio, e depois recompôr até conseguir o enquadramento desejado. Normalmente, conseguirá trancar o foco do seguinte modo: 1) centre o sujeito e carregue suavemente no disparador até meio (sem disparar!) 2) sem largar o disparador, faça o enquadramento desejado 3) carregue totalmente no disparador para capturar a imagem.

7 - Conheça a potência ou alcance do seu flash

Tentar tirar fotografias para além da distância efectiva ou alcance do flash é um erro comum. Fotografias tiradas fora do alcance do flash fará com que elas fiquem escuras ou mal iluminadas, pois a luz emitida pelo flash não chega com intensidade suficiente ao sujeito. A maior parte das máquinas compactas têm um alcance de cerca de 4.5 metros. Qual é o alcance do seu flash? Veja no manual da sua máquina, mas se não encontrar esta informação, não arrisque e posicione-se a não mais de 4 metros dos seus sujeitos.

8 - Observe bem a luz

A luz é o elemento mais importante de qualquer fotografia. Afecta de modo diferente o seu sujeito dependendo do ângulo de incidência, qualidade (suave ou dura) e intensidade. Por exemplo, uma luz lateral brilhante e dura que incida sobre a face de uma pessoa idosa, fará salientar as suas rugas, tal como a luz suave de um dia nebulado suavizará essas mesmas rugas. Não gosta da luz que está a incidir sobre o seu sujeito? Experimente colocar o seu sujeito noutra posição ou local. Quando fotografar paisagens tente capturar os tons matinais ou ou as cores quentes que banham a terra ao fim da tarde.

9 - Tire também fotografias ao alto

Desde uma fotografia da Torre de Belém à fotografia do seu sobrinho com o novo equipamento de futebol, há imensas coisas que ficam bem melhor numa fotografia ao alto (vertical). Assim, para a próxima, lembre-se desta dica e vire a sua máquina para uma posição vertical e tire uma fotos ao alto.

10 - Segure bem!

Há situações em que poderá necessitar de usar uma exposição longa na sua máquina, como por exemplo, quando fotografar à noite. Um dos requisitos da fotografia nocturna é manter a máquina estável durante a exposição. Qualquer movimento resultará numa imagem tremida. Os melhores resultados serão obtidos com o uso de um tripé, contudo, qualquer coisa que mantenha a sua máquina imóvel poderá produzir resultados satisfatórios, como apoiar a máquina num muro ou simplesmente encostando os cotovelos ao peito.