O que é o Giclée

Definição

A palavra francesa “giclée” é um substantivo feminino que significa “esguicho de líquido”. A palavra poderá ter derivado do verbo francês “gicler” que significa “esguichar”.

O termo

O termo “impressão giclée” conota uma tecnologia de impressão altamente sofisticada em que as imagens são impressas com “tintas de arquivo” (archival quality inks) de longa durabilidade em suportes vários como por exemplo Tela (canvas), papéis Fine Art e outros papéis fotográficos. O processo de impressão Giclée produz resultados cromáticos superiores a outros meios de reprodução.

O processo

As impressões Giclée são feitas utilizando a tecnologia inkjet, mas com impressoras bem mais sofisticadas do que as de mesa, que muitas pessoas têm em suas casas e escritórios. Tipicamente, são usadas impressoras inkjet profissionais de 8 a 12 tinteiros (a Extramedia.pt utiliza 12 tinteiros). Estas impressoras de tecnologia moderna utilizam tintas pigmentadas de longa durabilidade, têm um maior número de cabeças de impressão e são mais finas, permitindo reproduzir uma gama cromática mais vasta, com mais detalhe. As tintas são “esguichadas” para o papel, onde ocorre a mistura de cores, criando tons e gradações mais suaves.

As Vantagens

A impressão Giclée oferece muitas vantagens a todos, especialmente aos artistas e fotógrafos para quem não é viável reproduzir os seus trabalhos em massa, mas antes, reproduzir a sua arte consoante a necessidade. O custo enorme da produção em massa de uma determinada edição é logo eliminada.

Agora que muitos artistas pintam “digitalmente”, não existe um “original” que esteja em exposição numa parede. A impressão giclée resolve esse problema, ao mesmo tempo que cria um novo e vibrante meio para a arte.
Em comparação aos meios tradicionais de reprodução litográfica, os resultados obtidos nos giclées são superiores em praticamente todos os aspectos. As cores são mais vibrantes, duram mais tempo e a resolução é tão alta que criam um “tom contínuo” ao invés da rede de pontinhos, característico do offset. A gama cromática dos giclées é muito maior do que a do offset, e os pormenores mais nítidos.
Os giclées tornaram-se rapidamente nos “meninos queridos” do mundo da arte. São cobiçados por coleccionadores pela sua qualidade e fidelidade cromática, e desejados igualmente por artistas e galerias pois não existe a necessidade dos investimentos elevados (impressão e armazeamento) inerentes a uma produção em grande quantidade.
Outra grande vantagem da impressão giclée é poder reproduzir trabalhos em vários suportes (media), dando a possibilidade ao artista de personalizar peças para cada cliente. A impressão giclée também tem vindo a ser muito utilizada por fotógrafos que imprimem em tela (canvas) e outros papéis artísticos, dando outra dimensão às suas imagens.